Se você é um cabrón que gosta de curtir a boa culinária em festivais, já deve ter se deparado com o american barbecue, ou churrasco americano, que tem virado febre no Brasil como uma experiência gastronômica diferenciada.

Não dá para negar que é uma delícia: as famosas brisket (peito de boi) e as ribs (costelinhas de porco) são regadas em molho barbecue e assadas lentamente nos pits, um tipo diferente das churrasqueiras que estamos acostumados, com compartimentos fechados para a lenha e para a carne.

Depois de 12 horas de muita fumaça e paciência, o resultado é uma carne muito macia, praticamente desmanchando na boca, e com um gosto defumado delicioso.

Quer saber mais sobre a história do BBQ e onde degustar essa explosão de molho e sabor sem ter de viajar para o sul americano? Então, vamos lá!

Influência Africana dessa delícia é a cultura Cajun

O povo cajun é  descendentes dos acadianos expulsos do Canadá e que se fixaram na Luisiana, um estado do sul dos Estados Unidos da América. Esta população tem uma cultura própria e adora pimenta e diferentes tipos de especiarias, em especial uma variedade de molhos e pratos que já ultrapassaram as fronteiras fronteiras com os frangos fritos ao som de Jazz…

Então quem inventou o BBQ?

O barbecue, ou BBQ para os mais íntimos, surgiu no sul dos Estados Unidos e é a modalidade mais tradicional e antiga do churrasco americano. Foi criada pelas pessoas escravizadas da região, que transformavam partes menos nobres da carne em verdadeiras delícias, por meio do cozimento lento na fumaça de pinho e do uso dos molhos barbecue caseiros.

De acompanhamento, a tradição texana pede corn on the cob (milho em espiga), baked potatoes (batatas assadas) e cole slaw (salada de repolho com molho vinagrete).

Há uma dúvida quanto o surgimento do nome barbecue, que pode significar tanto barbe à queue, ou “da barba ao rabo”, para representar a loucura feita pelos primeiros churrasqueiros de assar um porco inteiro, ou vir do termo espanhol “barbacoa”, uma armação para guardar a carne que seria seca ou defumada..

E onde eu posso provar esse churrasco?

Você pode até embarcar em uma viagem gastronômica pelo sul dos Estados Unidos para provar o tradicional churrasco americano, mas não precisa mais ir tão longe para descobrir esse sabor!

No Brasil, o american barbecue tem ganhado espaço em festivais com carne à vontade e toda a técnica certa para fazer um bom churrasco com a fumaça dos pits.  Logo logo traremos para vocês um texto completo sobre cada um desses festivais. estão se cadastre na nossa newsletter e espere essa novidade do blog Decabrón!

Mas antes de mais nada, um BBQ de respeito pede um molho à altura. Confira então nosso post com tudo o que você precisa saber sobre esse condimento fundamental para um bom churrasco americano!