Já tem ou pretende ter uma tatuagem? Existem diversos estilos de desenho e conhecê-los é importante para descobrir qual é aquele com o qual você mais se identifica. Além disso, apesar de alguns desenhos carregarem características de mais de um estilo, vários profissionais se especializam em tipos de tatuagens específicos.

Conheça alguns desses tipos:

A tradicional old school

Punhais, âncoras e outros símbolos relacionados à Marinha, caveiras mexicanas, pin-ups e corações são alguns elementos presentes nas tatuagens do estilo old school. Esse foi um dos primeiros tipos de tatuagem do mundo, possui traço grosso e poucas cores, porém com pigmentação intensa.

New school e bold line

Assim como o estilo old school, o new school possui traços grossos e cores vivas, porém traz uma variedade maior de tons, e desenhos com a temática urbana, relacionados ao grafite de rua e cartoons.

E por falar em cartoon, existe um estilo que lembra o old e o new school e é inspirado em personagens de desenhos animados e quadrinhos: trata-se do bold line.

Os tipos de tatuagem famosos nos anos 1990: tribal, oriental e graywash

Todo mundo que viveu nos anos 1990 provavelmente se lembra de algumas tattoos que eram populares e que até hoje fazem sucesso, apesar do “boom” ter acontecido naquela época. O tribal era considerado uma das coisas mais legais que alguém poderia ter. Ele remete a desenhos feitos por tribos e civilizações antigas como os maias, incas, nativos norte-americanos, entre outros povos.

Já o estilo oriental tem como principais características desenhos com cores fortes e variadas e elementos da cultura japonesa, como dragões, gueixas, flores e fênices. Outro tipo que se popularizou na mesma época foi o graywash, feito em tons de cinza e preto, com algumas áreas que dão a ideia de esfumado.

Desenhos geométricos, pontilhismo e biomecânico

Esses são estilos que têm se popularizado nos últimos anos. O geométrico consiste em formas geométricas combinadas que formam diversos desenhos. Quanto ao pontilhismo, são tattoos formadas pela junção de vários pontos.

Desenhos de peças robóticas, tridimensionais e como se estivessem sob a pele são as características principais das tatuagens biomecânicas.

Telas e fotografias na pele: aquarela e portrait

O estilo aquarela, ou watercolor, em inglês, reproduz na pele os traços fluidos de uma pintura feita com tinta aquosa. O resultado são tatuagens que parecem telas, delicadas e impecáveis.

Portrait ou fotorrealismo é um estilo que retrata desenhos muito próximos da realidade, como se fossem fotografias sobre a pele. Para fazer uma tattoo do tipo, é importante pesquisar sobre a trajetória do tatuador, pois é preciso ter muita técnica e experiência, caso contrário, pode resultar em um trabalho malfeito.

A tatuagem mais bonita é aquela com a qual você se identifica

Aqui foram listados os tipos de tatuagens mais conhecidos — uns já são populares há algum tempo e outros estão se popularizando agora. Na hora da escolha, tudo é uma questão de personalidade e gosto pessoal, afinal, é na sua pele que ela ficará gravada. Depois que escolher o desenho, resta partir para o principal: procurar um tatuador e riscar a pele. Caso bata aquele nervoso, é sempre bom relaxar e um drink, ou um bom rango, por exemplo,  são sempre ótimas pedidas. 

E aí, o que você acha dos tipos de tatuagem que foram citados nessa lista? Tem algum preferido? Conte para a gente nos comentários.